segunda-feira, 25 de julho de 2011

FRUSTAÇÃO

 No dicionário Léxico significa: Ato de ficar insatisfeito, desiludido.
Como qualquer ser humano, fazemos planos, temos sonhos, anseios, etc.
Acontece que as vezes não conseguimos lidar com a “não” realização de alguns dos nossos planos ou desejo, Neste momento surge a tão falada “frustração”, e quando ela surge vem juntinho a ela um sentimento quase agonizante de desespero, de sentimento de perda e de incapacidade que ultimamente tem sido confundido por muitos como depressão. O sentir-se frustrado não é uma depressão e nem o fim da vida, mas este sentimento precisa ser cuidadosamente observado e tratado, para que não cresça dentro de nós  outros sentimentos piores ou que este mesmo se prolongue ao ponto de virar algo crônico em nossa mente.
Falar em frustração não significa falar de algo doentio, mórbido.                                                A frustração, é uma ocorrência universal e comum a todas pessoas conscientes das condições de sua existência, significa algo necessário ao amadurecimento e, conseqüentemente, ao desenvolvimento do sujeito, de sua relação com o mundo objectual (sua realidade), com os outros e consigo próprio (www.psicoweb.com.br).
A minha maior preocupação em relação a este sentimento, não é o fato de o sentirmos, mas como reagimos???
Tenho acompanhado pessoas que no auge do desespero, criam situações praticamente insustentáveis de se encarar após a dissolução da explosão de emoções, mulheres que chegam até a pensar em por fim na própria vida ou abandonar os filhos etc.
Então  me pergunto dentro de minha ignorância: “CADE O AMOR PRÓPRIO DESTA PESSOA”? ou  “ONDE FOI PARAR A FÉ”? E quando me deparo com a realidade de que o sentimento foi real dentro da pessoa, me encho de compaixão e desejo de ajudar.
Mas lidar com nossos próprios sentimentos é muito mais complexo do que imaginamos ( e nem precisei estudar psicologia para descobrir isto hem!).  A questão é que precisamos nos conhecer plenamente. Pois se você tem medo de encarar seus sonhos e suas limitações, ficará praticamente impossível de vencer nos momentos de confusão da sua mente.
Josué 1:9 diz: Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9

Ser forte e Corajoso não era uma missão nada fácil para Josué. Pois de certa forma Moisés seu antecessor tinha sido frustado, não tinha realizado o sonho de encontrar a Terra prometida. Penso que Josué deve ter olhado estas circunstancias quando teve que direcionar todo aquele povo que devia estar cansado ou “frustado” por não ter encontrado o lugar tão sonhado de paz e prosperidade.
Creio que no caso de Josué a Fé foi o grande diferencial para que ele não recua-se ou desistisse de sua missão, pois Ele confiou que Deus seria com ele onde quer que ele andasse.
Mas se você no momento não consegue acreditar no seu valor ou que você vai dar conta de vencer esta luta, se não consegue olhar para frente e olhar que sim existe um lugar melhor pra você alcançar, acredito que talvez seja o momento de você rever seus objetivos, sonhos e metas, sim M-e-t-a-s!!!Em meu primeiro emprego em um call Center eu tinha que trabalhar com metas e estas eram altíssimas, quase impossíveis, tive muito medo de ser demitida na primeira oportunidade. E infelizmente isto aconteceu...nossa como me senti frustrada!! Creio que só consegui superar porque eu pensava e falava pra mim mesma: Eu preciso lutar e me organizar para alcançar estas metas. Mas neste caso já era tarde, pois eu tinha perdido o emprego... comecei então a estipular metas dentro da minha casa e nos estudos, eu coloquei pra mim metas que eu sabia que me exigiriam muito, por exemplo: cuidar da casa toda em um período do dia com horários determinados, daí passei para o casamento, pedi a ajuda de meu marido disse a ele amor vamos namorar mais? Ele topou na hora rsrsrsr daí passamos a organizar nossos compromissos pra termos mais tempo e disposição um para o outro (você pode pensar que isto é fácil, mas no nosso caso não era devida a uma série de compromissos que tínhamos assumido na época como faculdade, trabalho e igreja.). Alias na faculdade estipulei uma meta que ralei pra conseguir que consistiu em ter as melhores notas. O resultado disto tudo na minha mente é  depois eu foi atrás do mesmo emprego novamente e desta vez sem ajuda ou indicação de ninguém, e consegui..ao entrar no trabalho novamente fui colocada para tratar das metas super difíceis que ninguém queria fazer; eu tinha que tirar da inadimplência os clientes mais atrasados que numa lista de classificação de A a E, a minha era a “E”, não que eu seja espelho ou melhor que alguém, mas eu me conheço, eu sabia que se eu não superasse e prova-se pra mim mesma que eu ira dar conta de vencer aquele obstáculo frustrante para mim e me cobraria talvez até hoje (alias auto-cobrança em excesso também não é legal, pode gerar mais frustração hem).
Então te pergunto: Qual é o seu limite? O que você precisa superar?
Pois se você conhecer seu limite ou seu medo, ficará mais claro em sua mente o que tem te deixado frustada! A psicanálise tem algumas ferramentas que auxiliam nesta tarefa. Em 1934 Saúl Rosenzweig apresentou a sua Teoria Geral da Frustração conhecida como: Teste de Frustração de Rosenzweig, se você procurar na internet vai encontrar algo mas cuidado com a fonte publicadora.
                 Então querida mulher, lembre-se que Deus tem um plano de Plenitude em nossas vidas, ele conhece nossas limitações e piores defeitos e ainda assim nos ama muito.
                 A minha dica é que valorize você mesma, sua vida e seus sentimentos, não espere que alguém coloque o valor no que esta exclusivamente dentro de você. Conheça melhor seus limites e se perceber que não esta bem, não tenha vergonha de buscar ajuda , de ter iniciativas para se cuidar melhor. E não deixe a Frustação tomar conta de sua mente SEJA FORTE E CORAJOSA ENFRENTE E EM FRENTE ÀS LIMITAÇÕES (JOSÚÉ 1:9)
BJSS

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário