sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CÂNCER DE OSSO

Muitos tem me procurado pra entender um pouco sobre o tipo de câncer que estamos enfrentado.. então como profissional da saúde, resolvi usar desta ferramenta pra explicar e alertar sobre sinais e sintomas, afinal todo câncer é silencioso e por isto a maioria das pessoas já descobrem em estágio avançado! Então vamos lá:
Nome da patologia: Osteossarcoma=O mais maligno dos sarcomas ósseos, que afeta principalmente as extremidades dos ossos longos. Muito comum aparecer em crianças e adolescentes que tem o crescimento acelerado, não se sabe a causa exata, mas não é hereditário e não está relacionado a má alimentação.Estudos fazem a ligação a falha do DNA durante o crescimento das células ósseas que se multiplicam exacerbadamente (neoplasia) em pontos indevidos do osso, surge de dentro da medula óssea pra fora do osso podendo atingir nervos, tecidos moles, músculos etc.
Sinais e sintomas: algia (dor no osso), hiperemia local, e edema (estágio mais avançado) e fragilidade óssea.
As vezes é confundido com dor muscular após atividades físicas, no caso do Isaac descobri o câncer pois após uma pancada no local ele queixou dores na perna por mais de uma semana e não tinha sinais descritos acima, apenas dor ao pisar.. no Raio X visualizei alteração no aspecto do osso e não aceitei o primeiro diagnóstico médico que não considerou as queixas algicas, ao refazer o Raio X foi observado com melhor precisão a alteração na estrutura óssea. (Fato que por ser profissional da saúde ajudou na perceção do diagnóstico) e foi confirmado por Ressonância Magnética.
Tratamento: varia do tamanho do tumor e período do diagnóstico.. na maioria dos casos o tratamento é amputação da parte afetada, pois pelo fato da neoplasia ser iniciada na medula óssea é de fácil movimentação das células cancerígenas pra outra parte do corpo, em especial pulmões e cérebro.
Quando diagnosticado em fase inicial faz-se quimioterapia agressiva no intuito de redução do tumor e impedir que se desenvolva em outra área do corpo.. após a quimio realiza-se a cirurgia de retirada da parte comprometida podendo ser local ou total.  

por: Simplismente uma Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário