sábado, 4 de maio de 2013

MÃE E ENFERMEIRA, A ARTE DO CUIDAR.

                       

        Queridas, estamos entrando no mês de Maio, mês que se comemora o dia das mães no segundo domingo do mês e também que se comemora no dia 12 de Maio o Dia Mundial da Enfermeira e no Brasil no dia 20 de maio comemora-se o dia do Técnico em Enfermagem.
        Por isto venho parabenizar a todas as colegas de profissão que exercem o sacerdócio do “cuidar”!!
        O cuidar dos filhos, o maior desafio da vida de uma mulher, que neste caso é plantonista em período integral e mesmo quando o filho não esta doente, preocupa-se com o cuidado na prevenção de acidentes e de doenças, cuidado na alimentação, cuidado com o psicológico para que o filho não se sinta desprotegido e para cuidar das necessidades materiais do filhos, expandi o cuidado na vida profissional.
       Falando em vida profissional, que levante a mão aquela enfermeira que nunca lembrou de seu filho (a) enquanto cuidava de um paciente?! Que nunca chorou no serviço ou na faculdade por se sentir cobrada com a falta de tempo para dedicar-se a família, ou ainda que nunca teve que adiar um compromisso com os filhos pois tinha que cuidar de outras obrigações do trabalho?
          Ser mãe é um sacerdócio, pois necessário se faz ter fé que mesmo não sabendo se vai acertar na criação e educação dos filhos, apostamos nosso melhor e esperamos que os filhos tenham caráter, valores e alegrias que talvez nunca tivemos em nossa própria vida.
           Ser mãe é cuidar integralmente, pois mesmo de longe, não se descansa a mente na preocupação se o filho esta bem, esta seguro, estar alimentado etc.
          Ser mãe e ter horas de estresse e querer ter um tempo pra si própria, pra poder se cuidar e descansar, porém quando o momento de descanso longe dos filhos chega, sentimos o “ninho vazio” e novamente queremos os filhos por perto.
         E ser enfermeira então, nossa que desafio!!!
         É chegar no trabalho, colocar o jaleco e esquecer dos problemas domésticos, dos conflitos conjugais, das preocupações com parentes, das dificuldades financeiras etc. e apenas dedicar-se com cuidado no procedimento a ser realizado, afim de garantir a segurança do seu paciente.
         Ser Enfermeira é ter paciência pra gerenciar os conflitos de sua equipe, saber ouvir as necessidades e tentar propor soluções para o andamento da rotina sem maiores complicações, e ainda ser profissional o bastante para mostrar um outro olhar ao médico sobre algumas condutas necessárias com determinado paciente...
         Ser enfermeira é segurar o choro pra não demonstrar  fragilidade e insegurança em um momento de solidariedade, é as vezes ser fria demais para ter a concentração necessária  ao sucesso da conduta profissional, enfim um misto de emoções.
          Cuidar nos exige, noites em claro, paciência, determinação e atenção nos detalhes, nos exige muitas vezes não termos tempo de ir ao salão de beleza, de dormir como gostaríamos, de nos produzirmos para nos sentirmos mais bonitas, de não temos tanto tempo para namorar entre outros..é claro que não posso esquecer das disfunções hormonais ocasionadas pelo estresse pelo lidar com a morte e o morrer, com a alegria e a tristeza em momentos tão singulares, com o medo e o alivio, com a carência que as vezes é típica do plantões, com o autodomínio para não perder os limites e com a fé de que as coisas vão dar certa!!!
         Por isto venho desejar força, sucesso e alegria a todas as mulheres que como eu são mães, são enfermeiras que mesmo tendo este turbilhão de sentimentos descritos acima, não se arrependem de serem mães, que fazem de tudo pra ver o sorriso no rosto de seu filho (a) que amam a profissão mesmo sendo tão mal reconhecida doam-se ao trabalho e colaboram com o seu melhor!
        A estas super mulheres meus votos de felicidades e congratulações pois são vencedoras!

Obs. Inspirado na minha super mãe, que foi meu grande exemplo de mulherão, de profissional da saúde e de mulher de fé!!

                                                  Por: Mulher Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário