sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A MESA ESTA SERVIDA!





Olá meninas, quem é que não gosta de sentar-se à mesa para degustar de uma comida deliciosa?! Estava aqui com meus pensamentos tendo aquele momento que toda mulher costuma ter, de ficar lembrando de situações e pessoas, refleti sobre uma pessoa que toda vez que vem em minha casa, fala que acha tão lindo meu habito de preparar a mesa para servir as refeições, e vendo meus filhos me abraçando e dizendo que me amam, simplesmente porque eu estava preparando a mesa para servir um simples pão de queijo que estava terminando de assar para o lanche da tarde e eles como sempre demonstrando através da afetividade como aquele gesto é importante para eles.
         Comecei a lembrar de minhas avós e do tanto que eu amava ir pra casa delas e ser paparicada pra comer, assim como hoje minha mãe faz com todos os netos dela, nossa como acho estas lembranças gostosas, me fazem refletir em como o fato de “servir” demonstra “amor”, minhas avós eram mulheres simples o retrato fiel das mulheres que nasceram nas primeiras décadas do século XX e que tinham muitos filhos e muita luta pra conseguir alimentá-los e cria-los, mas que mesmo com suas limitações tentavam proporcionar um agrado aos gostos diferenciados de todos os filhos e do marido, minha avó paterna tinha cheiro de fumaça do fogão de lenha, nossa como eu amava aquele cheirinho e ficar sentada na beira do fogão da cozinha da casa velha da fazenda de paredes de barro e a luz da lamparina e lampião, vendo minha avó fazer os bolinhos fritos enquanto me narrava as histórias de sua vida cheia de lutas, minha avó materna já morava na cidade, não tinha luxo, mas sabia o gosto de cada um de sua prole também, e sempre trazia do serviço um doce que tem gosto de infância “suspiro” e colocava na mesa junto com o lanche pra me agradar se eu come-se toda a comida...rsrsr quantas recordações boas tenho até hoje disto, sem falar da minha mãe que sempre foi meu referencial de mulher profissional e que conseguia nos proporcionar casa organizada e mesa sempre bem posta com comida quentinha. huuummmm que delicia!
         Porém quando analisamos a nossa rotina da mulher atual, junto ao movimento “feminista” e as diversas atividades que temos em nossa agenda, vemos que os tempos atuais nos obrigam a sermos mais práticas, mais ágeis, afinal o tempo não para e conseguir conciliar, casa, filhos, emprego, atividade física, vida social etc,etc não é uma missão fácil...ufaa eu que o diga!!!
         Mas a proposta da conversa de hoje é refletirmos sobre qual tipo de memória você está plantando na vida das pessoas que convivem com você?

          Sei bem que hoje é complicado até mesmo conseguir reunir os amigos em uma confraternização doméstica, daquelas que podemos mostrar nossos dotes culinários, ou mesmo mostrar que ainda que não saibamos cozinhar um prato especial, queremos mostrar pra pessoa que paramos um pouquinho em meio a correria da vida pra ter um momento especial de “receber os amigos”, “servir a sua família”...afinal é muito mais fácil conversar por um grupo do WhatsApp e nos encontramos naquele Pub, pizzaria ou restaurante etc, não que isto seja ruim, aliás amo uma saidinha #comazamigas , mas acredito que se faz necessário resgatar algumas tradições que são saudáveis, como por exemplo poder reunir pessoas amadas ao redor da cozinha e ir colocando a conversa em dia em dia enquanto cozinha para poder “servir” e dizer “ a mesa esta servida”, “ a bóia tá pronta”, ou simplesmente “bora comer”...
          As regras de etiqueta nos ensinam que quando convidar alguém pra jantar ou almoçar em sua casa, que deve-se ser pontual pra que quando os convidados chegarem tudo já esteja pronto  e organizado para que a refeição seja pontualmente servida, não acho errado a dica acima, já me estressei muito em deixar tudo perfeito para as visitas, porém no dia a dia em casa, sempre me preocupei de plantar na vida de minha família  está sementinha que eles são mais especiais pra mim do que as visitas, que tenho a satisfação de mesmo na correria do dia-a-dia podermos ter um momento de sentarmos a mesa pra nos alimentarmos juntos e poder não só estarmos sentados à mesa, mas podemos sim conversar enquanto saboreamos a comida, afinal tempo de qualidade é isto não só está todos dentro da mesma casa, mas termos prazer em estamos juntos e podermos conversar sobre vários assuntos!
       Então para refletimos sobre a pergunta acima, quero relembrar sobre a importância do “servir” isto não nos toma muito tempo, afinal quando realmente queremos algo, sempre damos um jeito, achamos um tempo pra dar prioridade ao que nos interessa, se você não tem tempo de deixar tudo pronto pra servir, que tal usar da dica e ir preparando as coisas na companhia da pessoa especial e mostrar pra ela que mesmo que sua vida seja “cheia” de compromissos você tem prazer de tirar um tempinho pra desfrutar da companhia e abrir um espaço no seu lugar mais importante, mais sagrado, mais aconchegante que é seu lar, sua casa...e isto não tem nada à ver com luxo ou decoração sofisticada, o mais precioso bem é seu tempo, sua atenção e seu carinho, pois o que realmente fica na memória é o momento vivido e não necessariamente o local ou o quanto você desembolsa pra mostrar luxo, pois “afetividade” não tem e nunca terá haver com sua conta bancária e sim com sua atitude de valorizar os bons momentos ao lado de quem é especial pra você!!!
Então fica o convite para que possamos plantar boas memórias e servirmos uma porção se possível diária de carinho e cuidado com as pessoas que amamos.

Mas caso queira fazer bonito pra servir uma mesa segue um link de dicas sobre o assunto de etiqueta: 

http://www.loveshoesblog.com.br/decor-mesa-como-arrumar/

por: simplesmente uma mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário