sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FISIOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO


Durante a infância o sistema reprodutor sofre crescimento gradual. Por volta dos 9 aos 11 anos de idade, os órgãos reprodutores começam a sofrer rápido desenvolvimento e dentro de mais três ou cinco anos já estão fisiologicamente prontos para desempenhar sua função reprodutora.

ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE

 

É um período de desenvolvimento e crescimento fisiológico e psicológico.
Pode ser definida como uma série de acontecimentos fisiológicos que ocorrem em um período de vários anos e que levam à maturidade sexual do indivíduo e a sua capacidade de reproduzir.
As alterações da puberdade dependem de inúmeros fatores inter-relacionados, mas que se baseiam especialmente em alterações na função das glândulas endócrinas(secreção internas, carecem de ducto:tireóide,paratireóides,suprarenais,hipófise,pineal,testículos,ovários). É nessa ocasião que a hipófise anterior começa a secreção de quantidades apreciáveis de hormônios gonadotrópicos ( FSH-hormônio folículo estimulante e LH-hormônio luteinizante), que, posteriormente, alcançam de forma gradativa os níveis de adulto. Esses hormônios por sua vez, estimulam gradativamente as gônadas (ovários) para produzir hormônios e para amadurecer as células germinativas(óvulos).O hormônio sexual típico secretado pelas gônadas, o estrogênio, estimula o crescimento e o desenvolvimento das características sexuais do adulto. Nesta fase encontram-se o acelerado do corpo e o rápido crescimento dos órgãos genitais, o desenvolvimento dos pêlos pubianos e axilares, a ovulação e a menstruação.
RECORDANDO: A Hipófise é uma glândula que pode ser dividida em duas partes: Hipófise Anterior ou adenohipófise que secreta a corticotropina(ACTH), hormônio tireoestimulante(TSH), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), Prolactina(PRL), hormônio do crescimento(GH ou somatrotópico) e Hipófise Posterior ou neurohipófise  que secreta o hormônio anti-diurético (ADH)e a ocitocina (OCT).

O Hipotálamo é uma glândula localizada centralmente na base craniana dividida em quatro partes: eminência mediana(onde os hormônios são secretados), sistema vascular porta hipotálamo-hipofisário(transporta os hormônios secretados na eminência mediana), núcleo supra ótico(produz e secreta hormônio antidiurético, ADH), núcleo paraventricular(produz e secreta Ocitocina, OCT).

Quase toda a secreção hipofisária é controlada pelo hipotálamo, que recebe informação oriundas da periferia (desde a dor até pensamentos depressivos) e dependendo das necessidades momentâneas inibirá ou estimulará a secreção dos hormônios hipofisários.                      
       Adaptado Por: Enf. Emanuele Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário