sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CICLO ENDOMETRIAL E MENSTRUAÇÃO

O ciclo do endométrio funciona por três fases:
 
1a. Fase- Proliferativa:

Quando começa um novo ciclo menstrual, o endométrio está praticamente todo descamado em conseqüência da menstruação precedente. Esta fase dura cerca de 11 dias, após o término da menstruação.Durante a primeira fase do ciclo ovariano, o estrogênio faz com que haja a proliferação das células do estroma e das células epiteliais, dobrando ou até triplicando a espessura do endométrio, adicionando vasos sangüíneos e desenvolvendo glândulas exócrina.
 2a. Fase- Secretora:
Na segunda fase, o corpo lúteo começa a secretar a progesterona, o que produz maior espessamento do endométrio(4  a 6 vzs), enquanto que, ao mesmo tempo, provoca vários efeitos específicos, a saber: as glândulas endometriais começam a secretar um líquido nutriente que pode ser usado pelo óvulo fecundado, antes de sua implantação; acúmulo de grandes quantidades de substâncias gordurosas e de glicogênio, nas células endometriais; aumento do fluxo sanguineo para o endométrio. Dessa forma, a principal função da progesterona é a de tornar disponível um suprimento adequado de nutrientes que permita a um embrião seu desenvolvimento, caso venha a se implantar no endométrio.
3a  fase: Menstruação
Se um óvulo é fertilizado e começa a se multiplicar, um hormônio especial, a gonadotropina coriônica é liberada pela massa em desenvolvimento das células embrionárias, e isso, por sua vez, estimula o corpo lúteo a continuar a produção de estrogênio e progesterona, e a gravidez tem início. Contudo, se próximo ao término do ciclo mensal não ocorreu a fecundação e o conseqüente crescimento do tecido embrionário, esse hormônio não é produzido. Sem o efeito estimulante desse hormônio, o corpo lúteo involui e a produção de estrogênio e progesterona cai a nível muito baixo. A falta súbita desses hormônios faz com que os vasos sanguineos do endométrio fiquem espásticos, de modo que o fluxo sanguineo para as camadas superficiais do endométrio praticamente cessem. Como resultado, a maior parte do tecido endometrial morre e é descamado para a cavidade uterina. É a menstruação.Geralmente, depois de três a sete dias, termina a perda de sangue, que varia de 40(30)ml a 80(60)ml. A quantidade do fluxo menstrual varia de 60 a 180ml, além do sangue, o fluxo menstrual é formado também de fragmentos de endométrio, secreções de glândulas uterinas e de muco.

  Adaptado por: Enf. Emanuele Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário