A estrutura interna do ovário e suas partes principais são:
Estroma ovariano- tecido conjuntivo que constitui a maior parte do ovário. É dentro deste estroma que os óvulos e as células secretoras dos hormônios femininos se formam.
Folículos ovarianos- em cada ovário existem milhares de folículos, cada um contendo um óvulo cercado por células foliculares epitelóides. Passam por etapas progressivas de desenvolvimento que culminam na liberação de um óvulo, em termos aproximados de um mês, da superfície do ovário, que é o processo de ovulação.
Corpo lúteo- após um folículo maturo ter liberado seu óvulo, as células foliculares se modificam para formar um órgão hormônio-secretor chamado corpo lúteo(corpo amarelo). Após duas semanas de vida secretora(caso não comece a gravidez), o corpo lúteo degenera e é invadido por tecido fibroso, formando um corpo albicans; essa estrutura é reabsorvida dentro de poucas semanas.
Quando nasce uma criança do sexo feminino, os dois ovários contêm cerca de 300.000 óvulos imaturos,chamados nessa etapa de oócitos primários. No período do nascimento à puberdade, o estado desses oócitos permanece praticamente inalterado, mas, então, a glândula hipófise anterior começa a secretar os hormônios gonadotrópicos que promovem o crescimento dos folículos ovarianos, culminando na liberação de um óvulo a cada mês, durante todo o período de vida fértil da mulher. Os folículos passam pelas seguintes etapas de seu desenvolvimento:
Primeira, cada oócito primário no ovário é cercado por uma camada de células foliculares epitelóides chamadas células da granulosa; formando o folículo primário. Segunda, sob o estímulo dos hormônios, uns poucos folículos primários começam a aumentar de volume, durante cada ciclo sexual mensal da mulher. Há proliferação das células dos grânulos e muitas células adjacentes do estroma assumem características epitelóides e passam a se chamar células da teca que se juntam as células da granulosa para fazer parte da massa celular do folículo. Todas juntas secretam líquido para a parte central dessa massa,o que cria uma cavidade, antro. Nessa etapa o folículo é chamado de folículo vesicular. Terceira, um desses começa, eventualmente, a proeminar mais da superfície ovariana que os outros; é o folículo maturo. Em seu interior, um único óvulo fica enterrado em um montículo de células da granulosa. Quarta, dentro de poucas horas após o folículo ter ficado maturo, sua superfície é rompida e libera seu conteúdo de liquido folicular para a cavidade pélvica. Dentro de poucos minutos, as paredes do folículo roto contraem e expulsam o montículo de células da granulosa,em cujo interior está o óvulo, é a OVULAÇÃO.Adaptado Por. Enf. Emanuele Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário